Política de Privacidade

Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, adotamos todos os procedimentos necessários para garantir a segurança e privacidade dos dados de nossos clientes. Confira abaixo a lista de Perguntas Frequentes e tire as suas dúvidas sobre o tema.

1. Porque o PROLAB precisa utilizar os meus dados?

Cadastramos em nosso sistema laboratorial somente os dados mínimos necessários para que possamos fornecer uma prestação de serviço de qualidade e que permita que você utilize os nossos serviços diferenciados, como por exemplo, a retirada dos seus exames pelo nosso website e aplicativo. O cadastro completo evita que pacientes com o mesmo nome sejam diferenciados dentro do nosso sistema, evitando a troca de pacientes. 

2. Como o PROLAB coleta os meus dados?

Os dados são fornecidos diretamente por você através dos nossos canais de atendimento ou presencial diretamente no laboratório, ou podem ser feitos por empresas. Também podemos obter dados fornecidos por fontes publícas/autoridades governamentais (órgãos públicos).

3. Quais são os dados utilizados pelo PROLAB? 

São coletados os seguintes dados pessoais, durante o atendimento telefônico que prestamos quando realizamos o agendamento de exames, pelo WhatsApp ou presencialmente no nosso laboratório:

• Nome completo • Data de Nascimento • Nome completo da mãe ou pai • Gênero • Peso • Altura • Endereço • Telefone para contato • E-mail • R.G • C.P.F • Dados do seu plano de saúde • Dados de cartão de crédito (Apenas nos casos de pagamento particular)

4. Como o laboratório PROLAB utiliza os meus dados? 

Os dados que coletamos são utilizados para, por exemplo, diferenciar pacientes que possuem o mesmo nome, através dos dados como RG, CPF, nome da mãe, data de nascimento. Também é necessário para o enquandramento nos valores de referência dos exames, identificação de restrição nos nossos equipamentos. O endereço se torna necessário para que possamos encaminhar-lhe resultados ou qualquer outro tipo de comunicação de se torne necessária. Se tornando importante, que nos tenhamos formas mais ágeis de contato, como o número de telefone ou o seu e-mail, que também é necessário para troca de senha, caso precise redefir para retida de exames pelo website ou aplicativo. O número de telefone é a forma mais frequente utilizada pra avisar-lhe sobre a liberação dos seus exames, esclarecimentos quando necessários, resultados críticos. Ainda assim, os seus documentos como RG e CPF também se tornam necessários para emissão de nota fiscal de prestaçõa de servições ou mesmo para o faturamento dos serviços para operadoras de saúde. 

5. O que o laboratório PROLAB faz com os meus dados gerados a partir dos resultados dos meus exames? 

Por se tratar de exames laboratoriais, através dos resultados também são gerados dados que pertencem a você. Estes dados são armazenados juntamente com os seus dados pessoais, assim, todos os seus exames realizados no PROLAB irão compor o seu prontuário eletrônico. A manutenção desses dados também é relevante pois eles complementam um serviço que colocamos à sua disposição, que é o acompanhamento do seu laudo evolutivo.

6. O laboratório PROLAB trata os meus dados pessoais?

Sim, realiza atividades de tratamento com a estrita observância de todas as normais vigentes que regulam as nossas atividades, como prestadores de serviços da área da saúde, e com a adoção de procedimentos para que você garante a sua segurança e privacidade. Isso varia conforme as finalidades, ressaltando a importancia de que estes dados não são comercializados. 

7. O laboratório PROLAB compartilha os meus dados pessoais?

Sim, porém apenas no contexto de prestação de serviços que propomos a realizar, ou em situações que por força regulatória, ou para execução de contrato, tivemos que compartilhar. Por exemplo, para exames de notificação compulsoria de determinadas doenças que são constantes na tabela definida pela vigilância sanitária, que são obrigatoriamente notificados ao município de origem do paciente. Seus dados podem ser fornecidos a parceiros que realizam alguns exames orfetados pelo nosso laboratório, por exemplo, quando terceirizamos a realização de exames por alguma questão técnica. Contudo, somente os dados essenciais serão fornecidos para garantir que o serviço prestado seja de qualidade com a qual nos comprometemos. Os seus dados também podem ser fornecidos a sua operadora de saúde para fins de faturamente, sempre limitados a dados essenciais. Caso necessite de um maior detalhamento de todo o seu histórico em nossos serviços, como a relação de todos os exames por você realizados, além dos demais dados que temos em nossos sistemas de cadastros, por gentileza nos informe, para que possamos realizar a busca das informações.

8. Como o laboratório PROLAB garante a segurança dos meus dados?

O laboratório PROLAB trata com cuidado e segurança os seus dados pessoais que trafegam no nosso sistema. Estabelecemos processos e controles para prevenção, detecção e resposta a incidentes e proteção dos seus dados de acessos e usos não autorizados, garantindo assim a devida gestão dos riscos de segurança da informação. 

9. Posso solicitar ao PROLAB a exclusão dos meus dados? 

Sim, porém deverá apresentar uma requisição para a eliminação dos seus dados. Contudo, é importante ressaltar que a possibilidade de exclusão estará sujeita a avaliação das normativas legais regulatória que regem as atividades da área da saúde, e que, de modo geral, se aplicam á nossa prestação de serviços. Desse modo, o laboratório pode preservar os seus dados pessoais por um período mínimo de tempo, para fins de auditoria, cumprimento de obrigações regulatórias, ou também pelo prazo necessário – conforme estabelecido pela base legal que justifique a retenção dos dados.

Atualizado em: 11/10/2021